terça-feira, 15 de maio de 2012

Confira os convidados do programa de hoje

O Observatório de hoje se inspira nos múltiplos debates em torno do caso Cachoeira para discutir o jornalismo fiteiro e a necessidade de uma autorregulação na mídia brasileira.
Convidamos para o programa três jornalistas de calibre. Confira os nomes:


Maurício Azêdo-  Iniciou sua trajetória em jornais comunistas. Foi repórter, redator, cronista e editor em publicações como Jornal do Commercio, Diário Carioca, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, Última Hora, Realidade, Placar, Manchete, Fatos & Fotos, O Dia, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. Foi também colaborador de jornais alternativos de resistência à ditadura militar, como Folha da Semana, Opinião e Movimento. Em 2004, elegeu-se presidente da Associação Brasileira de Imprensa.






Venicio Lima jornalista, sociólogo, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Illinois; pós-doutor pela Universidade de Miami; professor-titular de Ciência Política e Comunicação aposentado da Universidade de Brasília; fundador e primeiro coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB.




Maria Cristina Fernandes- Editora de Política e colunista do Valor Econômico desde a fundação do jornal em maio de 2000.
Integrou a equipe que fundou a revista "Época", publicação da qual foi repórter especial. Foi editora de Política da "Gazeta Mercantil", subeditora da revista "Veja" e repórter do "Jornal do Comércio".
É formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em História pela Universidade Federal de Pernambuco. É mestre em Política Comparada pela Universidade de Paris I e em Política Latino-Americana pela Universidade de Londres.


Quer deixar uma pergunta para algum dos convidados? Deixe aqui seu comentário e participe do debate.




6 comentários:

  1. Vocês acham que depois dessas denúncias de envolvimento da revista VEJA com o crime organizado o jornalismo em geral se manchou de alguma forma ?

    Emanuel Macie - Belém-PA

    ResponderExcluir
  2. Só a autorregulação na mídia brasileira conseguirá deter o avanço da corrupção entre os jornalistas?

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Kamitsuji15 de maio de 2012 às 21:54

    Com a composição atual do Congresso Nacional, com tantos deputados e senadores proprietários de afiliadas de grandes redes de TV e emissoras de rádio, a aprovação de leis que tenham como objetivo a regulação da mídia, é possível?

    ResponderExcluir
  4. Guilherme Kamitsuji15 de maio de 2012 às 22:00

    No caso de haver regulação da mídia, e sendo a imprensa a grande fiscalizadora do Poder Público, como impedir que os governantes utilizem essa regulação a seu favor?

    ResponderExcluir
  5. Guilherme Kamitsuji15 de maio de 2012 às 22:03

    Ao professor Venicio Lima: O senhor acha que a Constituição Federal precisa de modificações, no tocante à mídia/imprensa? Qual sua opinião a respeito da Ley de Los Medios, da Argentina?

    ResponderExcluir
  6. Mas @obstv não seria o caso de apoiar a volta da discussão do Conselho Federal de Jornalismo, luta da @Fenaj contra o "Jornalismo Fiteiro"?

    ResponderExcluir